Desocupados que passaram por aqui

quarta-feira, outubro 05, 2011

Comidas e doces antigos que fazem falta


O que vocês acham de um "Mês temático das crianças"?

Será que isso compensaria o fato de que eu estou sem atualizar essa budega já faz tempo? Não né..
E ainda por cima que duvido que eu tenha criatividade o suficiente no momento pra fazer vários textos do mesmo tema.

E sabe o que é mais legal? Esse texto eu comecei a escrever antes de decidir escrever sobre "infância".

E por falar em infância, quem aí era gordo quando pequeno?

Eu era um bolota loiro e sujo (a.k.a. "Gordo Babaca") e como tal eu comia muita tranqueira.

Mas o problema é que muitas dessas tranqueiras ou não existem mais, ou não são mais a mesma coisa.

Então se você é dos anos 80~90, segure em minha mão, e voltemos ao passado gastronômico, em um tempo mais simples onde ninguém tava nem aí pra gorduras trans.




Sopa do Popeye




Essa foi a comida que me inspirou a escrever esse texto. Mas acontece que isso é muito antigo, e quase ninguém lembra. Só eu, meu irmão, e um amigo meu.

Vocês lembram? Era uma sopa (dã) do Popeye (dããã), não faço a menor idéia de qual era o sabor, só sei que junto com ela vinha umas bolachas (ou "biscoito", se você não sabe falar o português correto que papai do céu gosta).

UMA SOPA!! COM BOLACHAS!!

Era uma delícia! Não faço a menor idéia do gosto que isso tinha (e nem lembro da cara, já que não consegui achar fotos), mas só pelo fato de que era uma mistura de sopa com bolacha já merece ser a melhor comida DO MUNDO!!

Chocolate Mania


Esse por muito tempo acreditei que não passava de uma alucinação causada por minha mente perturbada, já que só eu lembrava dele. Sempre que eu o mencionava meus amigos diziam que eu tava maluco, que isso não existia...

BLASFÊMIA!!

Eis então que ontem mesmo uma amiga minha posta ESSE VÍDEO no facebook.

A evidência que eu precisava para comprovar minha sanidade!

E, nossa.. Esse chocolate era muito bom.. E MUITO doce.

Acho que, tipo, uma mordida dele deveria ter 97% da dose diária de açúcar recomendada a um gigante em fase de crescimento.

Chocolate Surpresa




Esse todo mundo conhece... E quem não conhece deve ter tido a infância mais chata de toda a história das infâncias chatas.

Pra esse tipo de pessoa, eu explico. Esse era um chocolate (MÁ QUÊÊÊ?!?!) que vinha com figurinhas de dinossauros, e aí tinha até o álbum para colecionar e etc...

E claro que esse era o doce mais maneiro de toda a década de 90.

Tem doce melhor que chocolate? E tinha algo "anos 90" do que dinossauros?

Então!

E esse foi o único álbum que eu consegui completar...

Estranho né.. O único álbum que eu completo é um que vinha em chocolate...

Gordo? Onde?

Tubaína no saquinho


E lá estávamos eu e meu irmão na escolinha, naquele belo calor de uma tarde de verão no Jardim Popular. No bolso sobrava algumas moedas do lanche de manhã. Mamãe demoraria para nos buscar e então iríamos ao prédio de nossos amigos, que era à três quarteirões da escola.

No caminho havia um mercadinho (que provavelmente deveria ser algum "Mercado do Zé" ou afins..) e não havia dúvida: iríamos gastar nossas moedas para matar a sede que nos assolava.

Mas aqueles eram tempos diferentes. Crianças não eram confiáveis o suficiente para segurar uma garrafa de vidro e sair correndo por aí. A solução? Colocar o refrigerante em um saquinho.

Não do tipo "guardar a lata em um saco", e sim "despejar todo o líquido em um saco, colocar um canudinho, e sair por aí bebendo".

AAAH! Que refrescante! Que delícia! Que frescor!

E se você já foi criança, e nunca tomou tubaína no saquinho, há aproximadamente 99,999% de chance de você agora ser uma pessoa fresca que tem "nojinho" de dividir talheres com as pessoas... Ou de roubar o pirulito de alguém...

FRESCO!

Na minha época você seria COMIDO VIVO!

Chocolate da Turma da Mônica


Uma coisa é unânime: Maurício de Sousa era o cara que mais influenciava as crianças nos anos 80~90. O cara praticamente criou umas 3 gerações de pessoas com suas histórias.

E, é claro, qualquer coisa relacionada à turma da Mônica vendia que nem água.

Imagina chocolates dela então?

E um chocolate que era branco e preto? NOOOSSAA!

E sem contar que, como qualquer coisa que possua um formato e/ou duas cores havia todo um ritual para comê-lo.
Começando pelo chocolate preto, tomando cuidado para não estragar a parte branca, e em seguida começar comendo as pernas, braços...e por fim a cabeça.

AAh... Bonn tempos...

Comidas de Vó


Mas não importa, os melhores doces sempre vão ser os feitos pela "Nona".

Pudim, bolo de chocolate, crosta, sorvetão, bolo de laranja, mousse de maracujá, pavê ("ou pácumê?),  pudim de pão, bolo formigueiro, doce de abóbora, manjar, pé de moleque..

Até as balinhas que minha vó comprava era melhores.

Não sei o que acontece que acho que as avós possuem uma aura que transforma toda a comida em um banquete divino.

Até um arozinho com frango já era uma delícia. E eu comia até pão de escarola que minha vó fazia. E eu deteeesto escarola.

Infelizmente não tenho mais avó, e mesmo que mamãe cozinhe ABSURDAMENTE bem (e faz uns bolos que minhanossasenhora), não é a mesma coisa. Essas coisas TEM que ser feitas por avós...

Quem sabe quando minha mãe virar vó?

Mas.. Ahm.. Ainda não..

PELOAMORDEODIN!


Tenham um bom (e gordo) dia!

10 comentários:

  1. ("biscoito" é errado?? putz, não sabia!)

    Caralho, você fez ressuscitar na minha mente o Nestlé Surpresa. Cara, como aquilo era delicioso! Bom post, só achei que faltou falar do Cremucho, que todo mundo gostava e quer de volta, mas que infelizmente não existe mais.

    Falow cara, até a próxima!

    prunosland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Me deu saudades do Nestlé Surpresa e eu nem sabia que existia esse Choco Mania - deve ser bom pácas.

    ResponderExcluir
  3. Mania era bom dimaisdaconta!
    Devo ter virado diabético por causa dele.. mas era bom..
    hehe


    Cremucho eu num conheço... o.O

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA!
    EU LEMBRO DA SOPA DO POPEYE!!
    Ninguém lembra,eu falo e ninguém lembra!Não to doida!hahaha
    as bolachinhas,as melhores!
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila que vc não está doida, eu sou prova disso...minha filha adorava esta sopinha ...uma pena as crianças de hoje não terem a chance de provar...

      Excluir
    2. ai gente desculpe a intromissão rsrs mas vcs são as unicas pessoas que lembram dessa sopa na face da terra, até minha mãe (que comprava pra mim) não lembra! o povo fala que eu to louca! aquelas bolachinhas molhava no biscoitinho hummm vcs tiraram uma duvida da minha cabeça, eu já tava achando que era sonho... rsrs bjos

      Excluir
  5. Ótimo post, eu me lembro perfeitamente de tudo. Lembro até mesmo de implorar pra minha mãe comprar a Sopa do Popeye (versão sem bolachas) e não conseguir comer nem duas colheradas (rsrsrs); o Choco Mania era o melhor de todos pra mim, havia de Morango e de Uva(ou de Amora)já não me lembro direito. O chocolate da Turma da Mônica eu comia exatamente como foi descrito.. kkkkkk
    Infância boa.. adorava tudo. O Push Pop com luz, havia uns chocolates com recheio de morango eram quadradinhos estreitos, custavam pouco mais de R$0,15 na época, tbm adova. Chicletes 2 sabores, bolinhas de chocolate com licor.. hummm
    Matei saudade agora!!

    ResponderExcluir
  6. A sopa do popeye existiu sim...eu comprava pra minha filha e ela adorava, hoje quase ninguem se lembra...Era uma delicia e vinha com umas bolachinhas super gostosas tambem...

    ResponderExcluir
  7. Meu, eu lembro da sopa do Popeye!
    Na época eu acho que tinha uns 7 ou 8 anos. A sopa tinha uns 3 ou 4 sabores diferentes e a que eu mais gostava era justamente a de espinafre!
    Os biscoitos eram pequenos e redondinhos. Pras crianças de hoje, é mais ou menos como se fosse uma mistura de sopa com uma Passatempo sem recheio (eu acho)
    hsauhsuahsuhaushauhsauhsuahsuahu

    ResponderExcluir
  8. Achei a foto e o video da propaganda da sopa do Popeye, gente!!! O link é esse aí:

    http://edasuaepoca.blogspot.com.br/2012/10/1993-sopa-knorr-do-popeye.html

    Amava essa sopa e as bolachinhas, e quando eu digo quase ninguém se lembra também! kkk

    ResponderExcluir