Desocupados que passaram por aqui

sábado, julho 16, 2011

Não sou (tão) fã de Harry Potter...


“Como pôde, Canino? Eu confiei em você! Eu te respeitava! Por que resolveu me desapontar assim?”

E agora provavelmente os poucos leitores que me acompanhavam fecharam a janela, ou continuam lendo essas linhas movidos à base do puro ódio.

Para esses que continuam lendo, fiquem calmos que eu posso me explicar.

E caso o ódio passe, avise os que já foram embora que é seguro voltar.

Primeiramente gostaria de explicar que eu gosto e muito) da série (ou saga?) Harry Potter, e todo esse universo criado pela J.K. O problema é que, diferente de 90% das pessoas que eu conheço, eu não sou um total aficcionado.



Pode soar meio errado, mas pra mim HP sempre foi mais um passa-tempo do que uma “paixão”. Provavelmente a culpa disso é que eu só fui introduzido ao mundo Hogwarts depois dos filmes, e isso pode ter estragado minha conexão com a série.

É desnecessário dizer que livros e filmes são duas mídias totalmente diferentes. Sendo assim, o tipo de imersão que você atinge com uma leitura é bem distante da através de assistir algo.

Só fui conhecer HP com o primeiro filme. Verdade seja dita, eu gostei bastante e etc. Mas nunca me aprofundei. Apenas depois de um fim de semana sem nada pra fazer na casa de um amigo que eu resolvi ler os livros, e mesmo assim só li o segundo.

Então saiu o segundo filme, eu assisti, e não continuei lendo os livros. Enquanto isso, minha mãe ia devorando os livros, que ela pegava emprestado de num lembro quem. Então ela comprou o quinto livro, e eu, numas férias de puro ócio, resolvi ler ele.


E é isso mesmo. Eu li o QUINTO livro sem nem ao menos ler sequer a sinopse do terceiro e do quarto. E mesmo assim eu acabei gostando. Mas é claro que a experiência foi danificada.

Então assisti o 3º e 4º filmes, e li os últimos 2 livros (o último em inglês, inclusive) e finalmente completei a série na minha cabeça.

Concordemos que esse meu estilo de leitura+assistir estragou completamente a série para mim. Pelo fato de que eu só li metade dos livros eu não consegui me apegar tanto ao seu universo, que é indiscutivelmente mais bem explorado na leitura do que no filme.


Nos livros (especialmente nos primeiros) há todo um sentimento de “novidade”, já que o próprio personagem está sendo apresentado a esse novo mundo. E isso leva o leitor a experimentar todo o fascínio que o Harry sente, se identificando com o bruxinho.

E some a isso o fato de que quem acompanha a série desde o começo pelos livros cresceu junto com os personagens.

Já eu não tive a oportunidade de me identificar com nada, e não cresci junto com HP e patota. Isso justifica o por que de eu não ser (tão) fã de Harry Potter.

E por que eu disse tudo isso?


Simples. Por que eu fui assistir o último filme... E... Eu não gostei...


Então fica um aviso aqui:
===========================================================
ALERTA DE SPOILERS!!!
===========================================================

Se você não leu o último livro, não viu o filme e/ou se importa em formar sua opinião antes de ouvir (ler) a minha, pode ir direto pros comentários e me xingar, por que é provável que eu acabe me descontrolando e soltando alguns spoilers.


===========================================================
ÚLTIMA CHANCE DE FUGIR DOS SPOILERS!
===========================================================


De um jeito geral eu concordo (com a crítica) que o filme é bom. Talvez o melhor blockbuster da temporada. Mas mesmo assim eu acho que faltou algo... Algo ÉPICO!

Sabe o que todo mundo reclamou da parte 1, que estava muito parada e etc? Então.. A parte 2 é o oposto. Eu não pude parar de pensar que estavam correrando muito com a história. E acho que foi isso que fez com que eu não gostasse do filme (isso e aquele bando de babaca batendo palma, fazendo ola e gritando pra cada coisinha que acontecia no filme.. Malditas pré-estréias!).

Toda essa correria no filme tirou o impacto de diversas cenas.

Como exemplo a parte mais emocionante do livro (MINHA opinião): morte do Fred (ou era o Jorge? Sempre confundo). Eu tenho um fraco por esse tipo de coisa e me emociono facilmente. E dizer que não me emocionei no filme por que eu já sabia o que ia acontecer é mentira, por que eu reli o livro e me emocionei ainda mais.


O problema, como já disse, é que tudo ficou muito rápido. Chega uma hora que o Harry tá andando e vê alguns mortos. E nem dá tempo de você absorver a informação: em coisa de 30 segundos já mostram 3 mortes (que deveriam ser) impactantes, mas logo já corta pra outra cena, e você não conseguiu nem arranjar tempo de cair uma lágrima. De fato, a única pessoa que eu vi chorando nessa parte do filme começou a chorar com antecedência, apenas por já saber o que ia acontecer.

E sem contar também que, mais do que nunca, o foco do filme inteiro é no Harry. Os personagens secundários quase não tem vez. E isso é horrível, por que o Daniel Radcliffe é tipo um saco de batata atuando. Eu me sinto mal assistindo ele.

Mas não vou tirar os méritos do filme também. Em partes como as memórias do Snape conseguiu-se passar toda a carga emocional necessária. Sério: as memórias do Snape se tornaram a melhor cena de todos os filmes da série pra mim!


Provavelmente eu tenha que assistir de novo o filme, e assim eu acabe gostando mais dele. Quem sabe se sem os babacas na sala do cinema, e sem ser (aaargh) 3D, eu consiga me concentrar mais no filme e perceber que ele realmente é bom.



Mas o que esperavam, se eu já nem gostei TANTO ASSIM nem do livro...


Tenham um mágico dia!

6 comentários:

  1. Eu gostei do livro, gostei de como ela explorou todas as pontas soltas e eventos do livro anterior, mas eu nem de longe sou fanboy de Harry Potter.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei dos livros do Potter por que o que eu peguei emprestado da minha prima tinha uma tradução porca.

    Mas eu adoro os filmes e mal posso esperar para assistir o ultimo

    ResponderExcluir
  3. reddit.com/r/mylittlepony/comments/gzznz/

    Aqui tem todos os episódios de my Lyttle Pony friendship is magic, agora você não tem mais desculpa para não assistir.

    Agora se você gostar me informe para eu poder esfregar na cara dos meus amigos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, conheci o seu blog hoje e gostei dele.

    Eu não sou fã de Harry Potter, mas vou ver esse último filme pra saber como as coisas acabam, pois não acho que vou ter paciência ou dinheiro para ler o último livro.

    E agradeço ao Crazy Monkey pelo link com os episódios do desenho do pôneis. Eu estou interessando nisso.

    ResponderExcluir
  5. @monkey (evil & crazy...)
    eeentão..
    assisti o MLP...
    tirando o fato de que virei diabético e agora vomito arco-iris, num é que é um desenho bem legalzinho?

    @victor
    opa..seja bem-vindo..
    puxe uma cadeira e fique a vontade...

    ResponderExcluir
  6. Só pra avisar, eu estou mandando um print screen de você falando disso para os meus amigos ok?

    "na verdade eu preferiria se você não..."

    Perfeito! sabia que você ia deixar!

    ResponderExcluir