Desocupados que passaram por aqui

quarta-feira, outubro 06, 2010

As aventuras de Cão no incrível mundo das eleições.

Para começar tudo, eu tirei meu título de eleitor na minha cidade natal (São Paulo). Todavia, entretanto, porém, ano passado eu “me mudei”, e minha mãe resolveu transferir meu título de eleitor para minha nova cidade. Eu não fazia tanta questão disso. Minha nova cidade é uns 40 minutos de Sampa, e se eu voltasse pra lá já era uma desculpa pra rever os amigos. Mas ela não achou uma boa idéia e decidiu continuar com o plano.

E nesse momento, algum jedi sentiu um distúrbio na força...




Há algum tempo atrás (acho que um mês e meio) estava eu calmamente chegando em casa, logo após um longo e cansativo dia de faculdade. Chegando no meu quarto, me joguei na cama e fui falar com mamãe. Após dadas as notícias do dia, logo no fim da conversa, antes desligar o telefone, ela lança a bomba:

“Ah, chegou uma carta aqui e... Ahm... Você foi convocado para ser mesário nessas eleições...”

Para quem não sabe, ser mesário significa que você tem que chegar no local de eleição as 7 da manhã, e sair as 6 da tarde, além de ficar lá sentado ouvindo o “blim blim blim” da urna durante 10 horas e interagindo com todo tipo de pessoa.

E, bem... Uma vez convocado, é OBRIGATÓRIO ir! Um dos únicos jeitos de poder ser dispensado é ser parente de candidato.
...


Após uma breve olhada mental na minha árvore genealógica, descobri que não era meu caso. Ou seja:
“AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!!!!!”


Com o passar dos dias tentei esconder essa obrigação no fundo da minha memória, tentando fugir de meu destino. Assim fui vivendo até que chegou o fatídico dia... Também conhecido como esse domingo.

6 horas da manhã papai cão me acorda pra ir trabalhar. E lá vou eu como se no corredor da morte. Acho que é bom dizer que tava um baita frio. Sei lá daonde.


Chegando lá me deparei com duas garotas que iam trabalhar comigo. Nada mal.. Nada mal... mas, pra estragar, na seção ao lado tinha um piadista. É. Daqueles chatos, provavelmente do tipo que pergunta “é pavê ou pá cume?”. E ele aparecia esporadicamente para fazer algum comentário que na cabeça dele devia ser engraçado. Sei lá né.

Então aparecem mais duas pessoas para trabalhar conosco, ligamos a urna, imprimimos a “zerésima” (uma lista com todos os candidatos.. algo com uns 5 metros), bla bla bla.

Então começa a vir as pessoas.


Detalhe.

A eleição começa as 8 da manhã. Adivinha qual o tipo de pessoa que aparece primeiro pra votar? Aqueles que abrem a porta praticamente? Sim... Os velhinhos.


Aliás, eu tenho uma teoria. Na hora de votar, conforme o tempo passa a idade das pessoas vai diminuindo. No começo vão os mais velhos, e no fim os de 16 anos que insistiram em votar.
Aliás, não vi ninguém de 16 anos. Gente sem responsabilidade... Tsc tsc...

Continuando meu pensamento, logo no começo já apareceu o cara mais velho do dia, algo em torno de 90 anos. Ele era tão maneiro e tão bonzinho que nome dele era Manso. Dava até vontade de apertar.

E se você acha que ele é muito velho, VOCÊ SE ENGANA! O cara era moderno demais.
Na hora de votar ele ficou lá parado, digitando, e nada.

Ai fomos ver o problema. Ele estava digitando os números na tela ao invés do teclado. Ele não tem culpa que as urnas não são avançadas o suficiente para ele. Eu sou a favor de urnas touch-screen, com web-cam e twitter.


Outros casos engraçados:

- um cara um tanto que “lokaço” ficou confuso que queria votar na Dilma e aparecia a foto de uma senadora... Quando ele tava votando para senador... Hum...

-um mulher foi com o marido e a filha, e no meio da votação esqueceu o numero do candidato e saiu perguntando pras pessoas o numero do Netinho, o que foi recebido com um facepalm do marido.

- foi uma velhinha... japonesa... USANDO CROC! CROC! Aquela.. sandália.. Sapatilha.. Pedaço de plástico, que todo mundo (sem a mínima noção) usa! E isso fica ainda mais engraçado depois que uma amiga minha (que usa Croc) assumiu que nem a vó dela tem coragem de usar isso! HÁ!


O dia passou sem grandes acontecimentos. A única emoção foi uma mulher demorando 20 minutos para votar e um velhinho se segurando para não chutar a bunda dela. Infelizmente eu tava almoçando nessa hora e não vi. A única coisa interessante, e eu perco! Pff...

Falando em almoço, eu ganhei vinte reais pra comer (não comer os R$20,00.. usá-los para comprar comida). MEU PRIMEIRO SALÁRIO!


ENJOY YOUR MESADA!


*aham*


E o que eu fiz o dia inteiro?

Se você já foi votar, já viu aquele infeliz que fica sentado atrás de uma máquina digitando uns números? Eu era esse infeliz.


Na verdade, não era pra ser eu. Meu trabalho era ditar o numero para esse infeliz digitar, mas o dito cujo resolveu ficar passeando, e eu que fiquei lá. Pegava o título de eleitor, digitava, ouvia o barulhinho, devolvia... e isso por umas 7 horas. Legal né?


A única coisa legal é que deu pra eu ver vários nomes engraçados, e ficar vendo as fotos ridículas de documentos dos outros. E eu encontrei uma mulher igualzinha a Phoebe de Friends. Tá... E?


Graças ao bom céu minha seção não estava cheia (a maior fila foi tipo de umas 4 pessoas –sendo que 3 estavam juntas), e eu fiquei a maior parte do tempo jogando conversa fora com minhas duas colegas de serviço e fazendo dobraduras de papel para dar paras as velhas senhoras que iam votar.


E ao fim do dia eu tinha esperanças que o Tiririca não seria eleito.


Mas o universo insiste em provar que eu sempre estou errado...


Se você votou no Tiririca, manifeste-se para receber um chute na canela.



AAAAAAAAAARGH!

(brincadeira.. o voto é seu e você faz o que quiser. Mesmo que sua escolha seja uma m@#$* e acabe ferrando com a vida de outras pessoas..)



Balanço geral?


Considerando que eu fiquei das 7 da manhã até as 6 da tarde sentado numa cadeira digitando números, até que o dia foi estranhamente divertido. Não uma beleeeezura... Mas também não tão mal quanto eu esperava.

E pelo menos 20% (com margem de erro de 50%) das pessoas que falavam com a gente sentiam pena de nós por sermos mesários.


Pô! A GENTE NÃO É DOENTE TERMINAL! SÓ ESTAMOS TRABALHANDO!!


Pff..


Tenham um bom dia!

E até o segundo turno...

6 comentários:

  1. hsuahsua Eu ri Muito Like! Antes de abrir o link eu já sabia q vc havia sido convocado hsauhsua Vc só se ferra, imagino a dor nas costas depois desse fatídico domingo! Ps. faz requerimento pra não ser chamado novamente #fikdik Ps. Senão vc não sai mais de lá uhull! hsuahusau Beijinhos coração!

    ResponderExcluir
  2. SAUHSAUSHAU! Nossa, como é bom rir da desgraça dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Que paia cara...

    Mas só por ver a Phoebe já deve ter valendo a pena =)

    ResponderExcluir