Desocupados que passaram por aqui

quarta-feira, janeiro 20, 2010

TENGEN TOPPA GURREN LAGANN: perfurando os céus


Finalmente...

Eu criei esse blog por dois motivos, apenas...

Um é pra falar desse anime (bem)...
O outro é pra falar de um outro (mal) que em breve vocês saberão...

Ou seja..depois de hoje eu só vou ter mais um texto pra fazer...ai depois eu largo isso daqui e vou fazer algo de útil na minha vida...


Tipo...


Ahm...

Não vem ao caso...
...


É mentirinha tá, gente? Vocês acham que ia ficar sem fazer um texto de SMT ou FF?

HÁ!
Que seja..

Só vou deixar avisado...
Hoje o non sense vai estar no talo..

Confie em mim..
não confie em você por você confiar em mim..
nem confie em mim por eu confiar em você..
apenas confie em mim que eu confio em você..

E se você entendeu alguma coisa dessa frase, sinto lhe dizer mas o estrago já está feito...

Vamos lá!




Por mera formalidade eu vou falar da história...

Simon (ou Shimon dependendo do seu fansub... hehe) é um garotinho órfão que vive em uma vila subterrânea. Nesse mundo é proibido aos humanos virem para a superfície, e eles são obrigados a ficar nessas tocas de toupeira cavando e cavando e cavando...

Mas não Kamina! Nããão.. Ele é o “irmão mais velho” (auto-proclamado, claro.. eles dois não tem ligação familiar) de Simon e líder da GRANDE BRIGADA GURREN (que conta com..ahm..adivinha?...2 membros). Ele sonha em ir para a superfície, e sempre acaba levando o pequeno e tímido Simon em suas empreitadas para fugir daquele cafofo. Nem precisa dizer que essas coisas nunca dão certo..maaaaaaaaaas...

Um dia Simon está cavando (única coisa que ele faz bem) e encontra uma chave em forma de broca perto de um rosto gigante. Ele volta a sua vila e ai THE HELL BREAKS LOOSE!!

Um terremoto começa e um monstro gigante cai da superfície. Ele começa a destruir a vila e Kamina (super machão) se põe a desafiá-lo usando apenas uma katana. Não é uma decisão muito sábia...mas ele é um homem.. E HOMENS DE VERDADE NÃO DÃO AS COSTAS AO INIMIGO!! ELES O ENFRENTAM DE FRENTE!!


Antes de Kamina ser esmagado, aparece uma misteriosa (e pouco vestida) garota da superfície que começa a atirar nesse monstro (que eu vou chamar de robozão por que não gosto de falar monstro.. e todo mundo já sabe que se trata de robôs... eeeentão...) com um rifle com 3 vezes o seu tamanho..

Kamina e Simon (arrastado) se juntam a ela pra fugir.. MAS HOMEM QUE É HOMEM NÃO FOGE e Kamina se põe a enfrentar o robozão. Simon conta a ele que ele encontrou algo parecido com aquele robô, então eles vão procurá-lo...

De posse do robô (que é bem pequeno comparado ao robozão) e depois de um discurso motivacional feito por Kamina, Simon derrota o robozão e de que quebra chega a superfície.

Uma vez lá, os dois descobrem que os humanos que ousam viver ao céu livre são caçados diariamente por mais daqueles robôs controlados por homens-bestas (animais... e não besta “demonho” e nem besta “aquele seu amigo que tira meleca do nariz e come”). Eles (na verdade, Kamina) se comprometem a combater esse mal e desbravar esse mundo...

Isso resume o primeiro episódio e a história vai seguindo isso.



Vou ser honesto e assumir que não é uma grande história. Mas, caso você não tenha notado, esse anime é qualquer coisa, menos sério.

O forte dele são as cenas de ação, as cenas de comédia, os discursos gritados, os personagens, os vilões, a parte sonora... Ou seja: TODO O RESTO!

Até a história fica mais séria a partir do meio da primeira temporada.

Comecemos pelos personagens...


Kamina é o cara barulhento e exagerado que todo mundo adora. Ele encabeça as cenas mais engraçadas e seus discursos beiram o nonsense absoluto. Não... Na verdade eles até o atravessam, perfuram, explodem! Mas, por mais infantil que ele seja, ele sempre levanta a moral de Simon e obriga ele a sempre se superar (“Você é aquele que irá perfurar os céus!!”). Ele serve até de figura paterna pro pobre garotinho.


Simon é um garotinho sem auto-estima, que nunca acha que é capaz de fazer as coisas certo. Ele pode parecer meio “triste demais”, mas, diferente do Shinji e suas crises de aborrecente (CAAARAAA... como eu odeio EVA), ele dá a volta por cima e na segunda temporada se mostra tão (ou mais) casca-grossa que seu tutor... Ele vira um Kamina que fala coisas que fazem sentido. Quase um milagre!


Yoko é a garota de biquíni que salva eles no primeiro episódio e..bem..ela é uma garota de biquíni!!! Todo anime tem que ter uma!! E GRAÇAS AO OLIMPO/VAHALLA/CÉUS/qualquer-outro-lugar-místico-alvo-de-fé ela não é uma fútil que não faz nada além de prover cenas de fanservice barato (malditos sejam os ecchis!). NÃO! Ela é forte, determinada e carrega um rifle tão grande que até o Charles Bronson iria querer pedir emprestado pra ir caçar condores.


Há também vários outros personagens secundários, e mesmo aqueles tão aleatórios que você nem lembra o nome acabam sendo carismáticos e não são aquela coisa genérica pra tapar buraco.

Diferente de EVA....

AAAAAAAAAAAARGH!!


E os vilões são bem bacanas. O rei Espiral é muito badass e o Viral tem tudo pra ser um de seus favoritos...

E agora vê os vilões de EVA..que são..sei lá...a psique humana? Tanto faz...


As cenas de ação são um espetáculo! Há tantas explosões que fazem os filmes do Michel Bay parecerem trabalho de áudio-visual de algum universitário sem talento feito em um fim de semana.

Há nomes de golpes gritados aos quatro ventos (GIGAAAAAA DRIIIIIIILL BREAKEEEEEEEER!!), provas de força de vontade, mais explosões, o Kamina parando a luta no meio pra fazer algum discurso sem sentido pra motivar o Simon, algumas explosões, poses heróicas,golpes de ultima hora que decidem a batalha...e de vez em quando alguma explosão...


É ASSIM QUE UMA LUTA COM ROBÔS GIGANTES TEM QUE SER!!


...
E NÃO QUE NEM EVA!!


UUUUUUUURGH!!!

A trilha sonora é muito boa também, e só de ouvir a música de abertura eu já fico arrepiado. A maioria das músicas passam aquele clima de coisa escandalosa que casam muito bem com o jeito do anime. Vale a pena ouvir as músicas. Principalemente “Minna no Peace” e “Happily ever after”.


E claro... o melhor dos melhores são os mechas...


Diferente daqueles monstros que me dão pesadelo do EVA, os mechas daqui são mechas de verdade e passam aquele ar de “FREAKIN’ AWESOME!!”. De fato..dá uma olhada na FIGURA DE AÇÃO COLECIONÁVEL (e não boneco..por que boneco é coisa de pirralho que tem horinha da soneca e do leite na escolinha..hunf) do Gurren-Lagann...



Agora me diz se você gastaria seus preciosos 200 reais nisso ou num do EVA01 que faria seu irmãozinho chorar de tão feio que é o negócio?

(tudo bem que se o seu irmãozinho for uma peste... eu deixo você comprar o EVA)


Avaliação: ESSE TROÇO É TÃO MANEIRO QUE ME DÁ VONTADE DE ESCREVER TUDO EM CAPSLOCK E DE SAIR POR AÍ GRITANDO E DISTRIBUINDO PUNCHES EM TODO MUNDO QUE PAREÇA TRISTE!!!!!!

Sério, gente. Nada de mimimi falando que esse anime é tosco e que você prefere a trama elaborada e os personagens densos de Neon Genesis Evangelion...

PARA COM ISSO!!

Esse anime é tão bizarramente divertido que chega a ser um chute no saco daqueles que acham que anime tem que ser coisa séria e só abordar temas como as relações humanas, a necessidade da fé, ou qualquer outra coisa que se você ficar pensando muito tempo você acaba tendo um AVC...

E gente que se acha tão intelectual realmente merece um chute no saco... se tiver um...

Anime é desenho...e desenho tem que ser divertido...e.. GOD!.. esse negócio É divertido!

Não vá assistir esse anime achando que você vai encontrar algo sério que te faça refletir.
Na-na-ni-na-não. Esse daqui foi feito pra dar umas risadas, aproveitar uma boa ação recheada de explosões... e até em um momento ou outro se emocionar... Snif snif...

AINDA NÃO ASSISTIU?!?! TÁ ESPERANDO O QUE?!?

O anime é bem curtinho (*cof cof* comparado com naruto, one piece, bleach, e outros que passam dos 3 digitos) com 20 e poucos episódios e tem dois filmes já.
Mas, PELAMORDEDEUS não assista os filmes antes da série!
Os filmes são bons, mas eles resumem (MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO) a história e certos momentos acabam perdendo o impacto.

Na verdade, O filme é bom. O segundo só saiu no Japão e ninguém se propõe a traduzi-lo ainda. Ou seja: ainda não vi.


E resta alguma dúvida de qual vai ser o tema do próximo texto?
Uma dica:

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!


UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURGH!!


BLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERGH!

Tenham um bom dia!

5 comentários:

  1. 1ºFIRST POST DE NOVO
    tenho quase todos os first daki isso se nao for todos

    2ºisso me lembrou bastante air gear pela parte do céu

    3ºair gear tem risadas, partes emocionadoras, partes fodas ou seja air gear tbm eh supremo

    4ºainda prefiro air gear

    5ºchuck norris prefere air gear

    6ºeh um boneco sim

    7ºEVA???

    ResponderExcluir
  2. ps. senhor nao lembro nomes de personagem secundario

    ResponderExcluir
  3. AG eh bom..
    mas naum taum bom..
    HA!

    ResponderExcluir
  4. os posts q eu nao tenho first post

    eh culpa da preguiça

    soh naum peguei todos pq eu nao tenho saco pra postar toda vez q vc coloca algo novo

    pq vc sabe

    tbm sou onipresente

    ResponderExcluir
  5. TTGL rulz!! Proximo post: EVA anyone?

    ResponderExcluir