Desocupados que passaram por aqui

terça-feira, janeiro 12, 2010

Baccano! : é tudo uma questão de ponto de vista


E o texto de hoje será sobre o anime Baccano!.




Que?

Achou que fosse sobre o que? FMA?

HÁ!

Bazinga!

He...he...

E quem conhece esse anime?

Beleeeza....

Olha pessoal... essa é a primeira vez que faço um review de anime...nem sei por onde começar... Tenham paciência comigo...
Acho que um bom jeito de começar uma análise é sobre a história né?
Legal..legal..

AAAh...vamos nessa!!




Primeiro uma localização histórica:

A história se passa nos EUA da época da “Lei Seca” (não essa brasileira de dirigir e talz...é uma lei seca da pesada... NO BOOZES, dood..proibição de comércio, fabricação, consumo...), lá pelos anos 20/30.
E pra quem não sabe (ou nunca assistiu “Os intocáveis”, “Scarface”, nem “O Poderoso Chefão” – e se não o fez...tsc tsc..que decepção...) essa época ficou conhecida devido ao aumento do poder das diferentes famílias da Máfia, tudo graças ao contrabando de bebidas alcoólicas.

Esse é o tempo e lugar onde a história ocorre. E claro, que como 90% das coisas que envolvem Máfia, esse anime é muuuito bom.

Momento trivia:
Baccano! Foi inspirado numa ligth novel homônima (*cof cof* de mesmo nome*cof cof*), e o autor dela diz que “Os intocáveis” foi uma de suas inspirações. Legal né? Mais um motivo pra você ir assistir filme de mafiosos...
E outra coisa.. Baccano significa “tumulto causado por bebida”..ou algo assim..

Mas ai você levanta a mão e espera o professor te notar, e pergunta:

“Ooooo tio! E onde entra alquimia aí nesse rolo todo? O Sr. Num disse que era sobre alquimia?”

Paciência, jovem gafanhoto. Agora que fica ainda melhor.


Acontece que, anos atrás do tempo presente dessa história (pra ser mais exato...alguns séculos..lá no tempo que alquimia ainda era levada a sério e Flamel era algo além de um personagem de Harry Potter) um grupo de alquimistas invoca o Tinhoso. O Coisa Ruim então dá a eles elixir da vida eterna (claro que com um preço que parece pequeno, mas depois se mostra bem alto) e toda essa trupe vira imortal.

Legal né? Quem precisa da pedra filosofal, círculos de transmutação e troca-equivalente quando se pode simplesmente invocar o Chifrudão e pedir uma receita de suco pra ele?

O fato é que muitos desses alquimistas continuaram vivões até os tempos atuais (da história, claro), e alguns deles até entraram pra Máfia...

ERA SÓ O QUE ME FALTAVA!! MAFIOSOS IMORTAIS!!

Tony Montana e seu amiguinho que se cuidem
.

E é isso aí a história.


“Mas, meu amigo canino... é só isso?”

Eu estaria mentindo se eu dissesse que tem bem mais história... Basicamente é só isso mesmo...
Claaaro que tem muita coisa rolando ao mesmo tempo... reviravoltas... e um monte de outras coisas que não lanço aqui pra não dar SPOILER...


“Ahm... Você ainda não falou nada do personagem principal...”


Aí que ta o pulo do gato...



Não tem personagem principal...





AHM? COMO ASSIM?!?

Como é dito no primeiro episódio “Tudo depende de como você olha os fatos”.

Já assistiu algum filme do Guy Ritchie (“Snatch”, “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” ou “Rock’nrolla”), ou dos irmãos Cohen (“Onde os Fracos Não Têm Vez” e “Queime Depois de Ler”) em que cada ação de cada personagem desencadeia uma série de acontecimentos que vão influenciando na vida de todo mundo?
(cara..eu to muito Cult hoje..só to falando de filme e tudo o mais...hehe)

Intonces... Eleva isso ao quadrado...

Ai você tem Baccano!.

Jogam uma tonelada de personagens na sua frente, e a cada capítulo é mostrado um certo acontecimento no ponto de vista de cada um. Aí você percebe que não tem como escolher um personagem mais importante. Se tal pessoa não tivesse feito tal coisa, outro tal não teria feito o algo que você considera importante.

Isso dá um nó (no bom sentido), que só vai piorando conforme começam a brotar guerras de gangues, brigas de casal, atentados terroristas, assaltos, monstros matando gente (eita). Acontece tanta coisa com tanta gente que você fica meio perdido.. e quando menos espera BAAM! Já mudou pra outro personagem e a coisa só vai se aprofundando.

E depois dizem que Evangelion que tem uma história profunda...


HÁ!

TRIPLO HÁ!

PERGAMINHOS DO MAR MORTO UMA OVA!!!

HUNF...


Toda a história vai girando em torno de um incidente em uma locomotiva. Quase todos os personagens se encontram ao mesmo tempo em uma transcontinental, e dentro dessa locomotiva acaba tendo disputa entre 3 gangues (ternos brancos, ternos pretos, e uns jovens delinqüentes) além de aparecer um monstro vermelho que começa a matar todo mundo.

A história fica passando entre os anos de 1711 (a época dos alquimistas), 1930, 1931 e 1932, sem seguir ordem cronológica, apenas voltando ou avançando no tempo quando aparece algum acontecimento importante que está ligado ao que ta acontecendo/aconteceu.

E tá na hora de falar de alguns personagens..que que vocês acham?


Isaac Dian e Miria Harvent:
Eles são um casalzinho de ladrões..e fazem as vezes de dupla cômica do anime. Os roubos deles são coisas muito bem planejadas e grandiosas... Como assaltar uma loja de doces, roubar a porta de um museu ou roubar ouro do planeta Terra. É... Gênios do crime...
Eles também são o, digamos, “ponto de amarração” da história, já que eles acabam interagindo com quase todos os personagens.


Firo Prochainezo e Maiza Avaro:
Os dois fazem parte da família Martillo...e bem.. são os meus personagens favoritos (olha quanto estilo esses dois tem!!).
Firo é o novo executivo da família e Maiza (o de óculos) é um dos integrantes mais importantes desta.


Szilard Quates e Ennis
Szilard é um cara (de nome impronunciável) que busca a fórmula do elixir...e Ennis é a ajudante dele (essa mulher refletida na garrafa). Eu diria que esse velho faz o papel do vilão da história.
Num chora não que isso não é spoiler...

É só olhar pra cara dele..

Ou você acha que isso é a cara de bom cidadão?


Os Gandor (Berga, Keith e Luck)
Eles são os mais importantes dessa família (os Gandor). Não tem muito o que dizer sobre eles, só que são mafiosos e jogam poker. E também o Luck é a cara do Aizen...
Eles têm um vínculo de amizade com a família da qual Maiza e Firo fazem parte, e eu diria que eles não são mafiosos muito malvados...

...a não ser pelo o fato de eles terem o Tic, o responsável pelas torturas e...huum.. só de lembrar a primeira (e uma das duas únicas) vez que ele aparece já me dá arrepio (é..só pra avisar que esse anime tem bastaaaaante sangue e muitas cenas de pessoas tendo os miolos estourados.. mas não chega ao “gore paradise” de Gantz).


Lua Klein e Ladd Russo
Esse casal é estranho.. Ladd é um psicopata doido de pedra...e Lua..ahm..sei la.. ela não faz muita coisa...só fica quieta enquanto seu marido avacalha todo mundo.... Casal exemplar...
Ele é o assassino mais requisitado da família Russo, e, segundo ele, ele só gosta de matar aqueles que se sentem seguros e acham que não podem morrer. A Lua, bem... ela concordou de que o Ladd seria quem vai matar ela..de forma bem cruel...e pra ela tudo bem..

E você acha que você que tem problemas no namoro?

Pff..


Jacuzzi Splot e Nice Holystone
Esses dois fazem parte de uma gangue de traficantes de bebida alcoólica. Jazuzzi é um garotinho chorão (eu também choraria se tivesse uma tatuagem dessas..), e Nice é uma piromaníaca. Belo par....
O Jacuzzi pode ser chorão, mas quanto mais ele chora, mais corajoso ele fica, e eu arrisco dizer que até o fim do anime ele vai te surpreender... Principalmente pela história dele com a Nice.


Eve Genoard e Dallas Genoard
Dallas é um encrenqueiro do pior tipo, e sumiu do mapa. Todo mundo ta atrás da cabeça dele, e a única pessoa que sente saudade dele é sua irmãzinha Eve.


Czeslaw Meyer
Ele é um garotinho malandro que parece saber muita coisa...

Tá vai...ele é imortal... (ainda bem..por que ele é o que mais morre nessa história..).

E o passado dele me dá dó...
Tudo bem que ele tem 10 vezes a minha idade..mas dá até vontade de adotar ele...

Bem..são esses os personagens que eu achei dignos de menção. Tem mais gente por aí..mas aí só assistindo mesmo pra ver.


Ao todo são 13 capítulos, além de 3 extras que contam algumas histórias depois dos acontecimentos do anime.

Ou seja: falta de tempo não é desculpa! Se você assiste os miliquinhentos capítulos de One Piece, você pode tirar um tempinho dessa sua agenda lotada de otaku pra assistir esse aqui.

Avaliação: “Uma proposta que você não pode recusar”

Se eu fosse dizer o ponto forte do anime.. eu diria que é o número absurdo de personagens centrais. Eu DUVIDO que você não ache pelo menos um personagem que você goste. Todos têm seu charme.

Outro ponto que acho muito bom no anime é a trilha sonora. Desde a abertura até as músicas tema dos personagens são muito boas, e a maioria é algo muito próximo de Jazz, e casam muito bem com os momentos (como, por exemplo, um solo de bateria enquanto Ladd Russo espanca um cara).

E esse anime é tão bom que tem até uma exclamação no nome!

E teve inicio no Japão um outro anime, baseado numa novel do mesmo autor, do mesmo estúdio e com a mesma equipe, chamado Durarara!! (ou DRRR!!). Ele só tem 2 episódios por enquanto, e, se seguir o raciocínio anterior, esse deve ser ainda melhor...por que tem DUAS exclamações no nome...
!!
Preciso colocar algumas exclamações no título desse blog...


Só acho uma pena que pouca gente tenha assistido Baccano!..
Mesmo muita gente conhecendo e citando ele sempre que tem a oportunidade, poucos se dão ao trabalho de assisti-lo.

Que nem um outro anime, que eu sempre menciono mas ninguém assiste...

E quem não souber de qual eu to falando vai levar um GIIIIIIGAAAAAAAAAAAAAAA...
DRIIIIIIIIIILL...
BREAAKEEEEER!!!!!!!!!!

Tenham um bom dia!

6 comentários:

  1. Pegadinha do Malandro hein... O.O'

    mas PUTZ!!

    Q Baccano! esse anime!! huahauhauhauahua...

    Curti Pakas esse anime pelo teu review Kaum.. e éh da mesma autora de FMA num éh??

    "E esse anime é tão bom que tem até uma exclamação no nome!"

    HEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEU....
    Faz todo o sentido!

    Excelente review maninhu... ^^

    ResponderExcluir
  2. num eh da Arakawa (de FMA) naum..
    num tem nenhuma ligação..
    hehehe

    (eu tbm axei q fosse qndo vi..mas num eh naum)

    e pq naum pensei nesse trocadilho antes?
    q baccano!

    ResponderExcluir
  3. "tengen toppa gurren lagan?"

    eh..dessa vez num tem nem como fazer uma pegadinha..huahauhaua

    ResponderExcluir
  4. Ahh sóh.. pensei q fosse da Arakawa tbém... ^^

    Aff.. maldita mania de achar q tudo q tem alquimia no meio tem haver com a Arakawa.. hauhauhauhauahuahua... =]



    Btw.. curti a história... vou baixar pra ver como éh.. e tu sabe onde eu acho os extras tbém maninhu??

    ResponderExcluir
  5. Jacuzzi me surpreendeu o anime inteiro!! <3

    ResponderExcluir